Bosque de Rochas de Macusani, Peru.

Ano de 2014, eu tinha acabado de chegar na rodoviária de Puno, no Peru, queria visitar algo fora dos roteiros turísticos e acabei descobrindo um lugar onde havia formações rochosas imensas e interessantes, minutos depois já estava em uma “kombi” em direção a cidade de Juliaca.

Montanha Allincapac 5.785m, o guardião de Macusani

Em Juliaca tomei outra para Macusani, lembro de um senhora que perguntou o que eu iria fazer em Macusani, disse que iria para ver o bosque de rochas, acabamos conversando mais um pouco durante a viagem. Macusani não é um destino turístico, pelo menos em 2014 não era. Apesar de ter um grande potencial para tal.

Chegando em Macusani, fazia muito frio, a cidade está à 4.315m sobre o nível do mar, achei um hotel e conversando com o dono ele fez um bom desconto devido a falta de energia elétrica, apesar de já ser muito barato, acho que eu era o único hóspede naquela noite. Ao entrar no quarto, jogo a minha mochila no chão e eis que a energia elétrica volta.

No dia seguinte saí para explorar o lugar, conversei com um policial e depois segui meu caminho saindo do vale em que a cidade está e fui na direção do bosque de pedras.

No caminho encontrei duas crianças que voltavam para casa e uma delas estava utilizando um boné com a bandeira do Brasil e ao descobrirem que eu era brasileiro uma delas me perguntou como se chamava a moeda brasileira, uma pergunta que eu nunca tinha escutando de uma criança em todas as minhas viagens.

Caminhando mais um pouco conheço um camponês e conversando disse que poderia me levar até o bosque de pedras de moto, mas eu teria que pagar o combustível, como o tempo estava feio com cara de que a qualquer momento cairia um toró(chuva muito forte) aceitei, então ele disse que teria que pedir permissão para a sua mulher para usar a moto, nessa hora eu só fiz ri.

Meu "guia" indo pedir permissão a esposa para utilizar a moto e dar uma voltinha

E eis que depois de um tempo ele aparece na moto e fomos.

O bosque de Rochas de Macusani


Alpacas ou Llamas?


Torres de pedras.


Formação rochosa piramidal.


Criação de Alpacas e Llamas.


Meu "guia" com sua moto, observe o tamanho das rochas.


Zona rochosa de Macusani.


Estava explicando que é possível chegar até Cusco caminhando.


Meu "guia" e sua moto.


Nesse momento começou a chover granizo e tivemos que voltar. À mais de 4.400m de altitude e temperatura quase 0.

Macusani possui uma das maiores reservas de Urânio do mundo que é explorada pela mineradora Macusani YellowCake(Canadense). No ano de 2018 foi encontrada uma das maiores reservas de Lítio do mundo pela mesma mineradora.

Comentários